Loading

O Autor

Joaquim Semeano tem 53 anos, é escritor e formador de escrita criativa. Publicou em 2013 o seu primeiro livro, "Era Uma Vez Um Nariz", uma obra infantil que em 2011 venceu o Prémio Maria Rosa Colaço, atribuído pela Câmara Municipal de Almada. O autor escreve desde muito cedo, e ainda na escola secundária vencera um concurso de poesia, com o poema "Eu em Fúria".

Licenciado em Comunicação Social, foi jornalista profissional durante quase 30 anos, primeiro no jornal "Record" e depois na revista "Super Interessante". Porém, mantêve sempre a sua produção literária, tendo publicado poemas em diversas antologias, em Portugal e no Brasil. Em 2015, publicou o livro "Todas as Caras de um Gato", com a chancela da Capital Books. Trata-se de um livro de micro-contos surrealistas, subintitulado "Oitenta micro-contos sobre a nossa vida para lá do espelho".

Ainda em 2015, aventurou-se nas publicações de autor, através da plataforma "CreateSpace", da Amazon, trazendo então à estampa o romance "A Aldeia Suspensa", uma história de fantasia, escrita na juventude, onde as dimensões se confundem e a imaginação se torna, a dado ponto, quase incontrolável.

Em 2018, publicou, através da mesma plataforma, o conto infantil "A Árvore-Floresta", com preocupações ambientais, com algumas pequenas ilustrações da autoria do próprio autor.

Simultaneamente, iniciou em 2015 um projeto de Escrita Criativa para Crianças, que levou a bibliotecas, escolas e centros de explicações. O projeto cresceu entretanto até aos adolescentes, e em 2018 Joaquim Semeano iniciou também uma colaboração com a escola Escrever Escrever, onde passou também, além de crianças e adolescentes, a orientar cursos de escrita criativa com adultos.